ESPORÃO DE CALCÂNEO

Esporões de calcanhar são pontiagudos, conseqüências ósseas do calcanhar que causam inflamação dos tecidos moles.

Esporões são calcificações no calcanhar, que causam inflamação dos tecidos moles.
 
  • Os esporões do calcanhar sob a planta do pé (área plantar) estão associados à fascite plantar  (inflamação do ligamento da fáscia plantar na parte inferior do pé).
  • Dor no calcanhar é um sintoma comum dos esporões do calcanhar.
  • Esporões de calcanhar e fasceíte plantar podem ocorrer isoladamente ou estar relacionados a doenças subjacentes.
  • Os esporões do calcanhar são tratados com medicamentos anti-inflamatórios, órteses e outras medidas que diminuem a inflamação associada e evitam novas crises.
  • Temos também os esporões ¨ retrocalcaneo¨ atrás do calcanhar, que são ocasionados devido a processo inflamatório na inserção do tendão de aquiles será visto abaixo.

Qual a localização do esporão? Quais são os sintomas do esporão do calcanhar ?

    Os esporões do calcâneo podem estar localizados na parte de trás do calcanhar ou embaixo do calcanhar, sob o arco do pé. Os esporões da parte trás do calcanhar, estão frequentemente associados à inflamação do tendão de Aquiles (tendinite) e causam sensibilidade e dor no calcanhar, que podem ser agravadas por movimentos repetitivos, subir e descer escadas, agachar e utilizar calçados rasteiros.(sem salto).Geralmente essa área  fica avermelhada e muito  dolorida.

Com relação ao esporão plantar , podemos dizer que  quem teve essa dor nunca esquecerá, pois a limitação funcional é muito grande e a dor na base do calcâneo quando o paciente pisa pela manha é Muito Grande!

Sintoma de esporões de calcanhar

  Dor no calcanhar pode resultar de uma série de fatores. Anormalidades da pele, nervos, ossos, vasos sanguíneos e tecidos moles do calcanhar podem resultar em dor. Devido a longos períodos de pé, longas jornadas de caminhadas , estamos sempre em risco de lesões ou traumas na região do calcanhar. . A fascíte plantar, inflamação do tecido “semelhante à corda do arco” na sola do pé, que se estende do calcanhar até a frente do pé, é uma condição comumente associada à dor no calcanhar. (esporão plantar)

 
Como os esporões do calcâneo estão relacionados à fascite plantar? O que causa esporões no calcanhar?

     Os esporões do calcanhar e a fascíte plantar podem ocorrer isoladamente ou estar relacionados a doenças subjacentes que causam artrite (inflamação das articulações), como artrite reativa (anteriormente chamada de doença de Reiter), espondilite anquilosante e hiperostose esquelética idiopática difusa (DISH). É importante observar que os esporões do calcanhar podem não causar nenhum sintoma e podem ser descobertos incidentalmente durante exames de raio-X realizados para outros fins. Desta forma fica claro que, o que provoca a    DOR é o foco inflamatório não o esporão isoladamente.

Como os profissionais de saúde diagnosticam esporões do calcanhar?

Os esporões do calcanhar são diagnosticados com base na história clinica de dor e sensibilidade do calcanhar localizadas na área de envolvimento ósseo. Eles são identificados especificamente quando há sensibilidade pontual na parte inferior do calcanhar, o que dificulta caminhar descalço em superfícies duras, como pisos de ladrilhos ou madeira. O exame radiográfico do pé é usado para identificar a proeminência óssea (esporão) do osso do calcanhar (calcâneo). porém como dito antes, ter esporão não necessariamente quer dizer dor,  por isso eu, em atendimento, na maioria das vezes solicito um exame de US, exame que mostra o processo inflamatório.

 

Quais são as opções de tratamento de esporão de calcanhar ? Existem remédios caseiros para esporões de calcanhar?

Imagem dos ossos metatarso (pé) e calcâneo (calcanhar), ligamento da fáscia plantar e tendão de Aquiles da parte inferior da perna e pé

Os esporões do calcanhar são tratados por medidas que diminuem a inflamação associada e novas crises. As aplicações locais de gelo reduzem a dor e a inflamação. Medicamentos anti-inflamatórios orais podem ser usados , mas na minha experiencia prática não são muito uteis, as injeções de cortisona  ou antiinflamatorios fitoterapicos, geralmente são muito úteis para a redução da inflamação in loco.

Dispositivos ortopédicos ou sapatilhas são usados ​​para aliviar a pressão das esporas plantares (inserção em forma de rosca), e os elevadores do calcanhar podem reduzir o estresse no tendão de Aquiles para aliviar as esporas ósseas dolorosas na parte de trás do calcanhar. Da mesma forma, tênis esportivos com solas macias e almofadadas podem ser úteis para reduzir a irritação dos tecidos inflamados dos esporões do calcanhar. Com pouca frequência, a cirurgia é realizada em esporas com inflamação crônica.

Um tratamento que é um coadjuvante muito importante é a fisioterapia, que por meio de várias técnicas promove a redução da inflamação e o alongamento dos tendões basicamente. Ter um conjunto ortopedista / fisioterapeuta de qualidade , como temos na ORTHORECREIO, faz toda a diferença para o resultado.

Qual é o prognóstico (perspectivas) dos esporões do calcanhar?

As perspectivas de longo prazo são geralmente boas. A inflamação normalmente responde a tratamentos não cirúrgicos, conservadoras. Com pouca frequência, é necessária intervenção cirúrgica.

É possível evitar esporões no calcanhar?

Aqui entramos em uma questão muito importante seja na prevenção do esporão ou na manutenção do paciente sem dor, existem algumas questões que na prática clinica observo e vou passar para vocês:

  1. Perda de peso- se esse for seu caso fique atento, pois esse fator piora o quadro clinico do esporão , e pode ser seu causador em muitos pacientes.

  2. Utilização de calçado rasteiro ou sapatilhas, por longos períodos de pé, microtraumas são muito importantes na origem do foco inflamatório .

  3. Não Praticar esportes que exijam um elevado impacto (do pé no chão). São exemplos: dançar, correr, saltar, ballet, etc;

  4. Ter o pé chato ou o pé cavo pode levar ao esporão.

  5. A “pisada” ser desajustada; existem algumas patologias que provocam um desequilíbrio da estrutura e da biomecânica do pé. Aqui a avaliação da pisada por podobarometria, confecção de palmilhas adequadas muitas vezes 3d, , fisioterapia intensiva com protocolo correto são fundamentais para a cura ou melhora do quadro algico.